Exposição de Fotografia & Apresentação do LivroRomeiros~Pilgrims de Paulo AlegriaDe 9 a 27 de Maio de 2011, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, Porto.Inauguração da Exposição no dia 9 de Maio às 18 horas.( aberto de Segunda a Sexta, das 9:00 às 20:00, e Sábados das 10:00 às 18:00 )Um olhar contemporâneo sobre as pessoas que fazemdo Alto Minho uma grande e permanente festa.Foi necessário um envolvimento profundo, de vários anos, para conseguir uma compreensão plena das alterações sociais que a região está a enfrentar neste início de século. Um romance em imagens, escrito com um olhar irónico e colorido que nos mostra as velhas tradições em contacto com o futuro, num debate muito aceso e assente no confronto entre o profano e o sagrado.


Obra incansável de Paulo Alegria, testemunho para as gerações vindouras e extraordinário documento dado, generosamente, a um povo que se apressa a definir-se, sem medo de nada...


A câmara na mão e a perspectiva de um cenário interessante faz com que a imaginação não lhe pare de corropiar à volta levando-o arrastado num entusiasmo implacável e quase pueril, mas no entanto lúcido, em direcção ao que o rodeia, compondo com um rigor quase espartano as imagens que me deixam muitas vezes pasmado pela oportunidade e certeza de composição. (Alberto Monteiro - fotógrafo).


Guardar este trabalho é guardar um povo inteiro, um sentimento de pertença e alteridade com milhares de anos e que se consubstancia em momentos especiais como estes. Guardar este trabalho é guardar gente, lembrar gente, com a sua tremenda vulnerabilidade mas também obstinada vontade de merecer algo maior, merecer um sonho, o paraíso, o que, ao menos momentaneamente, salva os romeiros das suas dores à força da enorme esperança. Guardar este trabalho é guardar sempre a esperança. A mim comove-me, considero que é algo que não se pode perder, quer este trabalho, quer a esperança. (valter hugo mãe - escritor)

Sem comentários: