3º Encontro de Fotografia no Museu de Angra do Heroísmo.


Os Encontros de Fotografia "ameaçam" tornar-se um importante evento que permite aos interessados nas diferentes temáticas da fotografia partilharem as suas experiências, para além da imprescindível confraternização. Neste domingo foi Mike Maciel quem avançou com a temática da iluminação artificial. Infelizmente não pude estar presente senão somente na parte final do encontro, até porque a SATA foi pontual e só levava bagagem de mão, por isso apenas tive um relance do entusiasmo e dedicação com que ofereceu a sua experiência a uma audiência que vai crescendo e ganhando intimidade. É um bom auspício para a fotografia nos Açores, um bem haja ao Museu de Angra do Heroísmo pelo empurrão e apoio que nos dedica.





R-247

Na Academia da Juventude da Praia da Vitória encontram-se expostas as fotografias de Tito Cardoso, sob o título R-247. Antes de as visitar procurei descodificar o significado do título mas não consegui. Pensei que tal se resolveria com a leitura do prospecto disponível, mas tal não aconteceu, por este não o desvendar. Independentemente desse aspecto, as imagens são um conjunto coeso construido na ausência de côr, numa paisagem humanizada, ou melhor, já desumanizada, fazendo uso de fortes contrastes sem que tal comprometa as médias e altas luzes. De facto a adequação ao suporte é bem conseguido com fotografias bem dimensionadas podendo ser fruidas a qualquer distância. Numa linguagem que aparenta simplicidade esta exposição cumpre o seu objectivo, "uma espécie de amostra de um trabalho documental" onde se caracterizam as instalações abandonadas da Lisnave. E se se fica com sabor a pouco (só onze imagens) pode o facto espelhar uma apurada escolha ou indicar que o conjunto não se encontra concluido desejando eu que continue a ser assim bem explorado...















A OfFo agradece aos Virgem Suta a forma agradável como nos receberam, permitindo fotografar o ensaio antes do concerto de dia 12 de Fevereiro no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

As dimensões para obter o círculo de confusão foram correctas, não havendo vinhetagem. Já obtive uma primeira referência para a quantidade de luz (stop) mas falta construir a tabela de referência para a correcta sensibilização. A distância focal é similar a 20mm (full frame). De seguida vou colocar as pegas para transporte, as presilhas para segurar as duas partes que constituem a câmara obscura e a tampa para obturação construida a partir do sistema de encaixe Nikon com a respectiva tampa de lente...

mais informações sobre a comemoração do dia mundial da fotografia Pinhole em


Dia Mundial da fotografia Pinhole.
http://www.pinholeday.org/

Á semelhança do ano anterior, a OfFo pretende participar nas comemorações do dia mundial da fotografia pinhole, ou fotografia estenopeica. Este ano, e uma vez que o evento é no último domingo do mês de Abril (24 de Abril), gostava de convidar todos os sócios a construir a sua própria máquina fotográfica Pinhole. Há tempo mais que suficiente... eu próprio já estou a construir a minha e, para a semana, começarei a fazer os teste de calibração de fotometria e de vinhetagem.
Convido todos os interessados em participar pois gostava de ter a vossa companhia...

então há corajosos?

links sobre fotografia pinhole:
http://www.youtube.com/watch?v=uNkv6Cnu65k
http://www.youtube.com/watch?v=YQE_8SnXVtY&feature=related
http://www.zeroimage.com/web2003/EntryPage/entryFrameset.htm